Como vencer a procrastinação

Saber como vencer a procrastinação se tornou o principal objetivo de muitas pessoas, sobretudo daquelas que trabalham em casa ou que possuem horários mais flexíveis. Porém, isso exige muito mais do que simples técnicas para manter o foco e a disciplina, é preciso que se tenha comprometimento, dedicação e acima de tudo muito esforço e força de vontade.

Sem os elementos acima citados, é impossível parar de procrastinar, pois ela gira em torno da mudança de hábitos. No entanto, existem algumas estratégias que podem contribuir para que você consiga deixar de procrastinar definitivamente.

E são algumas dessas estratégias de como vencer a procrastinação que você irá aprender ao longo deste artigo. Confira:

1 – Descubra o que faz você procrastinar

O primeiro e principal passo para vencer a procrastinação consiste em descobrir o que faz você não ter disciplina e adiar tudo que precisa ser feito durante o dia. A partir disso, você poderá desenvolver as estratégias de como vencer a procrastinação.

Você pode se surpreender ao descobrir essa informação, pois muitas vezes tudo que você precisa é de organização e nada mais. Por exemplo, você pode procrastinar ao pensar que tem muitas coisas para fazer, mas quando as coloca no papel, percebe que não são tantas como você imaginou e que podem ser feitas com facilidade.

Descubra também sobre como vencer a procrastinação.

2 – Mantenha o foco

Parece algo impossível para quem tem problemas de procrastinar continuamente, porém muitas vezes você simplesmente precisa lembrar-se de manter o foco. Ao ter isso sempre em mente, você poderá conseguir terminar as suas atividades do dia com maior facilidade e ser produtivo/a.

Se durante a realização das suas atividades diárias, você se pegar olhando uma rede social, conversando no WhatsApp ou fazendo qualquer outra coisa alheia as suas obrigações, lembre-se que você precisa manter o foco. Isso fará com que você tenha consciência do que está fazendo e empregue outra estratégia de como vencer a procrastinação.

3 – Pense nas suas recompensas

Essa é uma das estratégias mais eficazes para eliminar a procrastinação e ser mais produtivo, ela consiste em estipular algum tipo de recompensa por cada trabalho realizado sem procrastinar e/ou em um tempo determinado. Esse gatilho mental de como vencer a procrastinação pode fazer com que você fique focado em uma atividade por mais tempo.

vença a procrastinação

Muitas vezes tudo que você precisa é de um pequeno incentivo para fazer todo o trabalho da melhor maneira possível. As recompensas podem ser qualquer coisa que você gostaria tais como: assistir mais episódios da sua série favorita; convidar amigos para sair naquele dia, dentre outras. Algo simples como isso pode fazer com que você não perca mais tempo e mantenha-se focado/a.

4 – Tenha força de vontade

Ter força de vontade é algo crucial no processo de superar a procrastinação e ser mais produtivo/a. Por isso, é imprescindível que você tenha força de vontade e não se deixe abalar por um obstáculo que encontrar enquanto você estiver fazendo suas atividades diárias.

Esse é um dos grandes segredos de como vencer a procrastinação, pois é por meio da sua força de vontade que você conseguirá avançar nas suas atividades diárias e não se deixar levar por uma rede social, uma conversa no WhatsApp ou fazendo algo alheio as suas pendências.

Conclusão

Se você chegou até aqui, certamente sabe o que precisa ser feito para se tornar mais produtivo/a e eliminar definitivamente a procrastinação da sua vida. Uma última dica para que você consiga ser mais produtivo/a é respeitar os seus limites e não exigir muito de você mesmo/a. No decorrer do tempo, você poderá superar a procrastinação. Afinal, é um processo longo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *